quarta-feira, 1 de julho de 2009

«...tudo pode acontecer...»


Ao longo de todo o Verão, existem imensas festas populares por Portugal fora. Mas porque são tão estranhas? Porque aparecem pessoas tão diferentes das que vejo todos os dias? Porque usam sempre aquela musiquinha pimba? Porque teimam em aparecer sempre homens de camisola sem mangas e bochechas vermelhas e mulheres de calções com as banhocas à mostra? Porque escolhem sempre o artista mais foleiro para cantar umas musiquinhas e o Zé povinho aplaude efusivamente? Porque aparece sempre um cromo todo bêbado, a dançar e a bater com o martelo na cabeça? (Esta será sem dúvida a única parte divertida destas festas).
Eu confesso (espero que o Zé povinho não me ouça), mas quando me vejo envolvida em tal ambiente, começo logo a cortar os pulsinhos e julgo que os meus pulsos até são jeitosos e é um desperdício :-p

O que poderia haver várias vezes no ano eram festas como a do S. João deste ano, do S. Pedro e das Feiras Novas ou Vacas das Cordas. Festas ao ar livre, mas com uma música agradável, gente conhecida, ambiente descontraído e muita diversão.
O que é fantástico nestas festas é de facto toda a descontracção que há, o usar uma sapatilha e um casaco atado à cinta, como se fossemos adolescentes, o encontrar pessoas que só encontramos nestas férias, o relembrar histórias, o gozar o ar livre, o poder ir a inúmeros lugares diferentes sem preocupações de pagar cartões ou de pensar em consumos.
Além disso, tal como diz uma amiga minha, «No S. Pedro tudo pode acontecer», e sabe-se lá porquê mas realmente é verdade, de ano para ano uma nova história surge e outras se resolvem. E é tão interessante vermos também como de ano para ano as coisas e as pessoas estão tão diferentes, como apareceram novos amigos, como surgiram novas pessoas, como outras foram embora e outras regressaram. Isto é o S. Pedro...

Este ano já passaram as festas mais uma vez e é pena pensar que agora só para o ano. Vamos inventar aí um novo S. Pedro ou S. João ou até um Carnaval de Verão, tudo na rua, com muito calor, música e boa disposição. E quem sabe assim, durante todo o ano, «tudo poderá acontecer!!!!»

Sem comentários:

Enviar um comentário