segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A minha fotossíntese....


Já o disse várias vezes neste blogue, mas não me canso de sublinhar, de que uma das "little things" mais fantásticas que existem nesta vida é o SOL. Cientificamente, já todos sabemos que só existe vida na Terra, entre outras coisas, devido à distância certa entre o nosso planeta e o Sol. Sem a luz (energia) do Sol, a vida na Terra não seria possível. Não existiriam as plantas, os ventos, os rios, as cores, enfim, nenhuma forma de vida. Seríamos uma imensa massa, escura e fria, congelada. Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. O carvão, o petróleo e o gás natural conhecidos como combustíveis fósseis, são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos, que existiram háa milhões de anos atrás. A evaporação da água também só possível graças ao Sol. As plantas só existem porque se alimentam da luz do sol, realizando o processo de fotossíntese e, por que o Homem não consegue realizar directamente esse processo, alimenta-se das plantas, como forma de indirecta de ir buscar essa luz.
Ora, perante tudo isto que já todos sabemos, leva-me a pensar que eu, além de ir buscar essa luz do sol às plantas que ingiro, tenho também de realizar a minha própria fotossíntese. Talvez nem todos me percebam tão bem, mas tenho uns quantos amigos que sim. Quem é que me diz que este último fim de semana não foi fantástico? Quem é que me diz que o facto de ficar duas horas a receber aquela fantástica energia do sol não nos trouxe outro alento para esta semana? Quem é que me diz que a praia nestes últimos dias estava fabulosa, tranquila e relaxante?
De facto, após um mês cinzento de chuva intensiva e nuvens aborrecidas, o Sol resolveu voltar e nem que seja por breves dias já consegui receber toda a sua energia e voltar a sentir forças. Então, coloco a questão: serei eu uma planta e não sei???? :-p
Aproveitemos, então, estes breves fascínios da vida e deliciemo-nos com o que ela nos dá... E para melhor sentirmos a energia do Sol, nada melhor do que dar uma caminhada à beira mar, sentir o cheiro a maresia e ouvir uma música com ritmo baiano...

1 comentário:

  1. Cá para mim é da idade que te sentes assim, ou então de transportar tantas botijas de gás ficaste com dores nos ossos e nada como uma boa vitamina D para recuperar... À falta de sol como frutos secos:)

    ResponderEliminar