domingo, 29 de novembro de 2009

Será que Cavalheirismo é o mesmo que Machismo????


Será que Cavalheirismo é o mesmo que Machismo????

Esta semana esta questão veio à minha cabeça, isto porque eu me considero, em muitas questões, bastante feminista e quando falo em feminismo, falo em igualdade. Não defendo que a mulher é melhor que o homem, nem que deve ter mais direitos do que o sexo oposto, apenas defendo a igualdade. Defendo que marido e mulher devem ter os mesmos encargos domésticos, se bem que aqui ainda temos muito que caminhar, já que as mamãs ainda educam os homens como verdadeiros bebés e apenas lhes ensinam a fazer "nada" em casa. Depois tem de ser a esposa a ensinar tudo ao marido e a chatear-se quando ele chega a casa e se estica no sofá, mesmo tendo a casa numa confusão. Defendo que homem e mulher devem ter as mesmas oportunidades de trabalho, que ninguém deve ser privilegiado pelo sexo (se bem que admito que homem e mulher têm condições físicas diferentes, o que os leva inevitavelmente a desempenhar funções diferentes em alguns cargos na sociedade.) Devemos, então, lutar para acabar com a eterna super mulher, que trabalha fora e ainda chega a casa e arruma, lava, passa, cozinha, cuida dos filhos... e do marido...Devemos lutar contra aquelas famosas frases: "Mas as mulheres foram feitas para isso!". (Talvez por tudo isto, ainda esteja solteirinha :-p Porque não faço nada disso, nem pretendo fazer disso vida...)
Depois de passar tanto tempo a ver-me um pouco reivindicativa neste aspecto, dou por mim a apreciar um homem que me abre a porta e me deixa passar primeiro, um homem que espera por mim quando podia ir andando, um homem que me leva a casa e fica a ver se realmente entro, para que nada de mal me aconteça. Portanto, dei por mim a apreciar o homem cavalheiro. Então pensei, será que estou a ser machista? Será que depois de defender tanto causas pelas mulheres e pela igualdade dos sexos, estou a ser incoerente? E para mim, se um homem machista é um grande defeito, uma mulher machista é um defeito tremendo e inaceitável!!!
Depois de reflectir por alguns.... segundos... cheguei à conclusão de que não estava a ser machista. Cheguei à conclusão de que o cavalheirismo é apenas civismo e não machismo. Considero até que uma mulher pode ser "cavalheira" também, quando deixa alguém mais velho entra primeiro numa sala ou quando abre a porta a outra pessoa, entre tantas outras situações.
Portanto, meus senhores, julgo que podem continuar a ser cavalheiros, porque só vos fica bem e, acreditem, nós derretemo-nos com tais cuidados e atenções, gostamos de ser bem tratadas, mimadas e apreciadas. Continuem a ser cívicos e nunca machistas!!!!

2 comentários:

  1. lol... tu não queres cavalheiros nem civismo!!! queres é alguem para te carregar o gás... (",)

    ResponderEliminar
  2. ....e de repente a tua mae abre a porta do teu quarto e grita:

    LIGIA ADORMECESTE OUTRA VEZ......eheheheh

    devias tar a sonhar, nao?......

    Carrega o gás e aproveita veste um calçao curto ....eheheheh....calha a todos...eheheh

    beijo

    ResponderEliminar