quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O sumário!!!!!!!!!!!!!!!


Lições n.º 1 e 2
22 de Outubro de 2009


Sumário


Quem não se lembra dos Sumários???? E quem não se lembra das Lições??? E quem não se lembra de perguntar, "a caneta ou a lápis"??? Quem não se lembra da professora pedir para o aluno ir ao quadro "abrir a lição"??? Pois é, já lá vão os tempos em que dizíamos isso...
Já há muito pensava escrever algo sobre a importância dos Sumários e das Lições... É que realmente é algo hiper importante para o aluno das nossas escolas, é uma forma de se orientar, de se organizar, mesmo que não queira saber do resto da matéria. Lembro-me de ter um colega que não tinha nada escrito no caderno diário, apenas os sumários, mas todos muito bem organizados, separados... e de todas as lições, todas!!!!! Era incrível!!! E de facto, agora, todos os dias vejo que esta é uma preocupação dos meus alunos: "Stora, falta o sumário da última aula!!!"; "Mas stora, não vamos escrever o sumário hoje???".
Realmente, acho piada a este pormenor, pois lembra-me os meus tempos de estudante em que escrevia a cor a palavra sumário e, às vezes, o número das lições.
E aquela questão: "para escrever a caneta ou a lápis?". Tem a sua piada, mas não todos os dias, pois mostra que os nossos alunos, por vezes, são um pouco dependentes ainda do professor, não conseguindo decidir por eles próprios ou avaliar a importância do trabalho para saberem se deve ou não ser escrito a caneta.
Concluindo, o certo é que nesse aspecto nada mudou desde os meus tempos de estudante, há hábitos que ainda se mantém e que, por isso mesmo, têm a sua piada. Pena é agora pouco se comemorar a famosa LIÇÂO 100, com uma festa, com bolos, batatas fritas e sumos.....

1 comentário:

  1. e pronto!!! Só pensas em festas... Qualquer coisita é motivo de festa. Nós sabemos setôra... bolos, batatas fritas, sumos e mines... FRANCAMENTE

    ResponderEliminar