quinta-feira, 6 de maio de 2010

O "outro"


O Estado contribui bastante para que a vida de professor contratado seja muito dinâmica e cheia de aprendizagens. Vejamos essa formação ao longo da vida:

Primeira aprendizagem - sabermos assumirmo-nos como "outros", ou seja, quando nos perguntam pela profissão, devemos dizer simplesmente "Outros", já que o Ministério da Educação nos intitula como tal. Sempre que preenchemos qualquer impresso, devemos colocar a nossa situação em "outros" e não em Professor x ou y.

Segunda aprendizagem - aumentarmos os nossos conhecimentos de Geografia. Ficamos a conhecer mil e uma terras e mil e uma estradas, já que muitas vezes nos podemos encontrar a leccionar um mês numa escola e outro mês noutra. Neste ano lectivo, vá lá, só estive emm duas escolas e conheci paisagens muito diferentes. Fiquei a conhecer uma terrinha à beira mar, no centro do nosso Portugal, e uma terrinha no meio do nada, no verde minho, rodeada de montes por todo o lado. Fiquei também a conhecer vários acessos, a ter um completo GPS na minha cabeça.

Terceira aprendizagem - como conseguir encher de pontos os cartões das bombas de gasolina em apenas um mês. Na verdade, é muito fácil fazermos imensas viagens e conhecermos todos os postos de gasolina que existem por esse país. Gastarmos grande parte do nosso dinheiro em gasolina que evapora à velocidade da luz, mas felicitemo-nos pois podemos juntar pontos nos cartões da Galp, Bp e tantos outros, que nos podem dar descontos como 0,05€ por cada litro. Fantástico!!!!!

Quarta aprendizagem - como conseguir trocar de casa em apenas dois dias. Os professores contratados ficam colocados de um dia para o outro numa nova escola e têm rapidamente de arranjar um lugar onde morar, nem que seja por um mês, se for distante das suas casas. O seu carro automaticamente passa a ser uma carrinha imaginária onde pode transportar tudo. Além disso, o professor terá de sustentar essas duas casas, mas dará graças ao Estado por lhe dar trabalho.

Quinta aprendizagem - Como desenvolver as suas competências sociais - o professor "outro" tem de conhecer a cada mês ou a cada momento novos colegas e novos alunos, tem de saber falar e integrar-se rapidamente para que aquele mês seja bem aproveitado. O certo é que o professor fica a conhecer pessoas em todos os cantos do país e há sempre alguém, numa escola,que conhece alguém que já conhecemos anteriormente :-p

Sexta aprendizagem - Como não desenvolver laços afectivos, isso só lhe trará dificuldades. O professor deve agir tipo robot, para não se envolver com a comunidade escolar, pois dali a uns dias já a terá de deixar e só irá sofrer se estiver demasiado apegado.

Sétima aprendizagem - Como dar aulas sem manuais e sem conhecer absolutamente nada dos alunos- o professor é lançado para as aulas, com novo horário e que se arranje, que prepare algumas "treta" para entreter e que procure conhecer os alunos. Isto desenvolve no professor a competência do "Salve-se quem puder" e desenvolverá assim as suas competências do desenrasque!!!

Se o professor conseguir realizar toda esta formação, superar todas estas aprendizagens, tornar-se-á um robot, tal como se quer, e um ente frio e insensível, que apenas obedece...

Ora, perante toda esta aprendizagem ao longo da vida, julgo que o Estado se esqueceu apenas de dois PORMENORES, isto é, de saber se o professor consegue realizar um bom trabalho num mês e se os alunos ganham com tudo isto e aprendem mais...

A nossa sorte é que o Professor "outro" (contratado) é uma pessoa sempre porreira, cheia de vontade de trabalhar, de socializar, de aprender e de melhorar, de contactar com a comunidade escolar e de fazer algo por estes nossos futuros adultos. Viva ao "outro"!!!!! :-D

3 comentários:

  1. o-blog-atorio.blogspot.com6 de maio de 2010 às 06:26

    Cá pra mim, tu tens é muito mau feitio... Sim sim, tu!!! não digas que é o "outro"...

    ResponderEliminar
  2. Excelente a forma como nos deste uma perspectiva única da tua profissão, passando do teu plano pessoal para uma caricatura mais vasta. Como um amigo que te acompanhou em muitas dessas peripécias, tenho a certeza que todas essas lições que acrescentas na tua vida farão de ti uma pessoa ainda mais incrível.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar